CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

domingo, 24 de outubro de 2010

Liderança e Motivação de Equipas

"Não existem líderes, se não existirem seguidores.”
Malcolm Stevenson Forbes

A Liderança e a Motivação de equipas são dois aspectos essenciais no alcance do sucesso das organizações. Uma Liderança eficaz condiciona e é determinante para Motivar.
O Líder pode não apresentar competências inatas de Líder, mas é possível desenvolve-las continuamente ao longo da sua vida. Os líderes com visão de futuro conseguirão conquistar novos horizontes, gerar negócio, e diferenciar-se ao nível da imagem, produto e serviço.
A cada dia que passa o mercado está cada vez mais exigente e competitivo, os líderes com visão de futuro conseguirão conquistar novos horizontes, gerar negócio, e diferenciar-se ao nível da imagem, produto e serviço.
A liderança não é apenas um traço de personalidade ou resultado de características individuais, na realidade é uma atitude inerente à aprendizagem social do indivíduo, sendo assim susceptível de aperfeiçoamento/treino. Uma boa liderança corresponde a ausência de incompatibilidade profissionais e pessoais, integração na cadeia hierárquica, ausência de conflitos laborais, acções concertadas e alcance de objectivos de uma forma legítima. 

“Corrigir, ajuda. Encorajar, ajuda muito mais.”
O líder tem de igual modo um importante papel no que concerne à motivação, sendo esta uma importante chave de progresso de uma empresa, pelo que deverá conhecer as mais importantes técnicas de motivação.
Já imaginou fazer parte de uma equipa extremamente eficaz, positiva e dinâmica?
Já desejou divertir-se quando executa o seu trabalho com os restantes elementos?
Já imaginou integrar uma equipa que realiza tudo o que deseja?
Se lhe parece improvável encontrar uma equipa assim, deverá pensar que pode ser o impulsionador deste desejo e que tudo pode começar consigo.
Hoje em dia, é possível adquirir um nível de auto e hetero-consciência, que permite desenvolver em si mesmo e nos outros, comportamentos positivos favoráveis ao bom ambiente e à realização eficaz, permitindo alcançar objectivos pessoais e organizacionais.

Objectivos
·         Desenvolver o estilo de liderança adequado à equipa
·         Distinguir as funções do Líder
·         Distinguir as teorias da liderança e a sua aplicabilidade
·         Caracterizar os estilos comunicacionais, adoptando a assertividade
·         Gerir de conflitos
·         Fornecer feedback adequado ao desenvolvimento dos membros da equipa
·         Capacidade de auto e hetero-motivação
·         Gerir a mudança em equipa
·         Capacidade de potenciar o espírito de equipa

Competências a desenvolver
·         Auto e hetero-consciência;
·         Capacidade de liderança organizacional
·         Resiliência
·         Auto e hetero-superação
·         Capacidade de motivar e gerir
·         Visão humana e estratégica
·         Capacidade de persuadir
·         Avaliar situações e tomar decisões

Destinatários:
Chefias intermédias, chefias directas e chefias de equipas com responsabilidades hierárquicas ou funcionais na condução de pessoas

Tema
Conteúdo
Competências de Liderança
Diagnóstico e análise do perfil individual de liderança;
As competências de liderança
Funções do Líder
As funções dos líderes: a liderança, a gestão e a chefia;
O exercício do poder funcional e os tipos de autoridade;
O desenvolvimento do líder
Liderar pelo exemplo e pelos valores – o líder confiável.
Teorias da Personalidade
Teorias da personalidade, do comportamento e da situação
Estilos de Liderança
Os estilos de liderança e o comportamento do Líder
Comunicação eficaz e gestão de conflitos na liderança
A comunicação interpessoal eficaz no contexto de trabalho: factores faclitadores e inibidores;
As técnicas de confrontação e a resolução de problemas e conflitos;
Os comportamentos aceitáveis e inaceitáveis dos colaboradores;
Mudança em Equipa
O líder como mentor do desempenho dos membros da sua equipa – a mudança individual;
Resistências da mudança;
A coesão e os estádios de desenvolvimento de uma equipa de trabalho;
Motivar equipa e fornecer feedback
Promover a motivação das pessoas e das equipas
O feedback do desempenho
A delegação e tomada de decisão

Duração: 18 horas – 3 dias
Horário: 10:00-13:00-14:30-17:30
Formadora: Ana Filipa Gameiro

Processo de Coaching individual



As organizações só atingem os seus objectivos quando as pessoas desempenham as suas tarefas correctamente, e para o conseguirem, necessitam de formação e/ou coaching.
A focagem da presente abordagem é, essencialmente, o coaching pessoal e interpessoal, enquadrado num dos maiores e mais centrais desafios organizacionais: fazer com que as pessoas produzam mais e melhor reflectindo um impacto positivo nos resultados.
O Coaching é um processo para conseguir melhorias que leva ao amadurecimento pessoal e reforça a capacidade de aprender.
Quando treinamos pessoas, temos uma noção clara sobre um caminho que definimos, o qual termina num objectivo. Independentemente da nossa posição nesse caminho, o trei­no permite-nos saber onde estamos, o que nos falta e quanto esforço temos de investir pa­ra chegarmos a essas metas. Como todos devemos ter uma orientação para objectivos, o treino, neste contexto, passa a ser um percurso descontínuo ao longo da vida.
6 Momentos do processo de coaching

1.      Recolher informações necessárias para a preparação do processo de coaching:
a.      Entrevista preliminar - Primeira reunião com o cliente para conhecimento mútuo e definir a área do problema
                                                  i.      Nesta fase esclarecem-se as dúvidas do cliente, o coach realiza uma avaliação da pertinência da demanda e das expectativas do cliente. Se todos os intervenientes estiverem em consonância quanto ao prosseguimento para um programa de Coaching, é neste momento que se estabelecem as cláusulas do acordo, sendo que no final se assina o contrato de Coaching, mediante essas cláusulas pré-estabelecidas.
2.      Esclarecimento do pedido do processo de coaching
a.      Contrato
a)      Código deontológico
b)      Grandes linhas do projecto proposto
                                                              i.      Objectivos gerais
                                                            ii.      Ritmo, duração e nº de sessões
1.      Exemplo: 6 Sessões, de 1 hora, em 3 meses, realizadas quinzenalmente.
                                                          iii.      Valor do investimento
                                                          iv.      Requisito de um bom ambiente de trabalho – pode ser fora do local de trabalho de forma a respeitar a confidencialidade e o distanciamento da pressão quotidiana (Arrivé e Frings-Juton). Pode ser o gabinete de atendimento do coach, uma sala de hotel ou de reuniões da empresa (Devillard). O local deve ser seguro, encorajador, transmitir confiança e isento – não crítico (Stevens). A decoração da sala, a posição das cadeiras, da mesa de trabalho, do espaço onde decorrem as técnicas e o mobiliário devem ser neutros.
3.      Processo de Coaching
a.      Exploração e diagnóstico - Conversa introdutória com a pessoa submetida ao processo de coaching
                                                  i.      É a primeira sessão em que o coach interage sozinho com o coachee. Neste momento pretende-se: reconhecer e utilizar as qualidades e talentos do coachee; reconhecer a direcção de uma acção voltada para o terreno; reconhecer o projecto de vida do coachee; decidir o que terá que ser acrescentado e removido para o caminho do progresso; definir onde o coechee pode obter suporte; definir o foco primário do coaching; definir responsabilidades do coach e coachee.
1.      Um aspecto importante é a confidencialidade. Significa que tudo o que falamos aqui é privado, a não ser queira queira partilhar com alguém.
b.      Definição de objectivo
c.       Plano de acção – delinear a estratégia
                                                  i.      Visa realçar e deixar um registo escrito dos seguintes aspectos:
1.      Desenhar acções efectivas
2.      Registo de metas tangíveis
3.      Definição de objectivos mensuráveis
4.      Identificação de comportamentos a alterar
5.      Competências a realçar
6.      Planificação das etapas do processo
7.      Compromisso para a acção
d.      Consolidação - Desenvolver soluções
                                                  i.      Esta fase é constituída por sessões em que o coach conduz e acompanha o coachee na reflexão interior, na operacionalização do seu plano de acção, no processo de mudança, através de:
                                                ii.      Exercícios práticos, simulações, questionários, metodologias específicas e especializadas.
4.      Assegurar o pacing
5.      Finalização
a.       Ocorre numa ou duas sessões, e tem como principal objectivo a transferência e automatização do coachee. No futuro o Coachee deve ter a capacidade de lidar com a incerteza perante a temática abordada ao longo do processo, e tem a responsabilidade de acções futuras.
6.      Follow up - Avaliação
a.       Percepcionam-se as implicações e mudanças verificadas pelo cliente, e de uma forma aprofundada faz-se a avaliação do processo, reunindo a informação.
b.      A avaliação está presente em todo o processo desde o contrato até ao relatório final.
                                                  i.      Avaliação com o coachee


Investimento por sessão: 50 € (acresce IVA à taxa em vigor)
Coaching realizado por: Filipa Gameiro
Certificada Internacionalmente em Business Coaching pela More Institute, 2010.

Coaching e PNL

No início, a águia tem receio de voar sozinha mas, com a ajuda e o estímulo de um adulto alcança finalmente o sucesso, voando a grande altura, sozinha, como as outras aves. O gestor que ajuda outro a voar mais alto sente muito mais do que a satisfação do dever cumprido. Ajudar a crescer profissionalmente e ver esse crescimento traz maior contentamento do que qualquer outra recompensa.

O foco da presente abordagem é, essencialmente, o coaching executivo enquadrado num dos maiores e mais centrais desafios organizacionais: fazer com que as pessoas produzam mais e melhor reflectindo um impacto positivo nos resultados, satisfação e bem-estar dos colaboradores.
O Coaching é um processo para conseguir melhorias que leva ao amadurecimento pessoal e reforça a capacidade de aprender.
Um atleta tem de equilibrar sempre o desenvolvimento do corpo, a mente e as emoções para atingir um balanço que lhe permita alcançar bons resultados na al­ta competição. A integração destas três áreas é feita por ligações eficazes que se fazem com treino. Como o trei­no é sempre um espelho da nossa vida, os pontos positivos e negativos são necessaria­mente reflectidos, favorecendo às equipas e aos seus membros momentos de verdade que carecem de alguma humildade e empenho num processo contínuo de superação. Mesmo no des­porto, os princípios do processo de aprendi­zagem das pessoas e das equipas deixaram de ser meramente físicos ou técnicos, dada a forte componente psicológica que envolvem. É aqui que reside a maior dificuldade da actu­alidade. As pessoas resistem frequentemente à mudança, moldam os desafios da realidade às exigências do seu conforto pessoal e olham para a oposição como factor de opressão e não de progresso. Os erros fazem parte de um processo natural do crescimento antes de se atingir o sucesso. Todas as pessoas erram. Mas nem todas es­tão preparadas para aprender com os erros.


Um coach é alguém que tem a visão de heli­cóptero, vê o todo e consegue aferir os im­pactos dos nossos comportamentos nos ou­tros e nos resultados da equipa. Para isso, ne­cessita de ter um dom especial: o de comuni­car. Em resultado, resta às empre­sas criar mecanismos capazes de fornecer constantes espelhos às pessoas, incremen­tando uma cultura de retornos de informação constantes. Só aumentando o sentido de pre­ocupação individual, e colocando desafios pa­ra que as mudanças das atitudes se façam, é que as organizações adquirem aptidões pa­ra melhorarem a sua capacidade de adapta­ção e gestão do inesperado.

Objectivos
o   Distinguir as diferenças entre Coaching e outras profissões de apoio ao cliente e organização
o   Estabelecer relacionamento num processo de coaching: Percepção, feedback, ressignificação, contacto e confiança
o   Aplicar as técnicas Roda da vida, alavancagem, a linha do tempo, Âncoras
o   Estabelecer objectivos curto, médio e longo prazo
o   Estabelecer Meta-Objectivos e Proimprinting
o   Experienciar as técnicas dos níveis neurológicos
o   Trabalhar valores, comportamentos, capacidades e missão para o sucesso
o   Experienciar o poder das perguntas, das palavras, das afirmações e das metáforas no coaching
o   Dominar modelos de coaching de equipa
o   Aplicar Coaching de conflito
o   Transformar crenças limitadoras em potencializadoras
Competências a desenvolver
o   Auto e hetero-consciência;
o   Capacidade na performance e excelência pessoal e dos negócios;
o   Capacidade de identificação de metas, valores, missão e visão da empresa no mercado de trabalho;
o   Equilibra os propósitos da empresa com as necessidades humanas e os diferentes papéis vividos dentro da empresa e outros contextos;
o   Conduz ao desenvolvimento de competências de liderança focado nas habilidades para produzir resultados e a modificação de comportamentos;
o   Organização do pensamento e emoções a nível individual e de equipa;
o   Orientação para a solução;
o   Permite gerir conflitos, optimizar o tempo e comunicar de forma eficiente.

Modelos utilizados internacionalmente
o   Spiral coaching (filosofia Ken Wilber)
o   Tipos de personalidade (Virginia Satir)
o   Performance e Mentoring coaching (Robert Dilts)
o   Emotional leadership Management (Daniel Goleman)
o   Organizational Constellation (Sparrer/ Von Kibed)
o   PNL (Richard Bandler e John Grinder)
Solution oriented brief coaching (Steve de Shazer)
 Destinatários:
 Interessados em aprofundar conhecimentos e técnicas na temática do coaching para empregar na sua vida pessoal e profissional.

Duração: 18 horas – 3 dias
Horário: 10:00-13:00-14:30-17:30
Formadora: Ana Filipa Gameiro

Tema
Conteúdo
O que é o Coaching?
História e áreas de coaching e PNL
Diferenças entre coaching e outras profissões de apoio ao cliente e organização
Relacionamento de coaching: Percepção, feedback, contacto e confiança
4 passos do processo de coaching
Pressupostos para o coaching
Ética e como actuar como Coach profissionalmente
O que é a PNL?
Modelo de PNL
Como surgiu?
Pressupostos da PNL
Modelo de percepção e comunicação - Projecção e realidade
Ferramentas de comunicação em Coaching e PNL
Sistemas de representação
Rapport, calibragem,  espelhar e sincronizar
Análise de percepção sensorial
Feedback Sandwich
Comunicação verbal: auxiliares linguísticos
Sub-modalidades
Definição de objectivos
Diferentes instrumentos para a realização de sessões de coaching
Objectivos focados em resultados a curto, médio e longo prazo
Técnica Grow e Modelo SMART
Técnica de Instalação de Objectivos
Técnica do Futuro Brilhante
Técnica da Roda da Vida
Plano de Vida
Níveis Neurológicos
Imagem dos Níveis Neurológicos -
Linguagem dos Níveis Neurológicos
Alinhamento pessoal dos Níveis Neurológicos
Âncoras
Âncoras com uso de recursos
Valores e Crenças
Trabalho com valores, crenças, comportamentos, capacidades e missão para o sucesso
Investigação de valores
Modelo de Byron Katie sobre crenças
Técnica PNL & The Work
Linguagem  - Metamodelo
Modelos da linguagem – O poder das palavras, das afirmações, das perguntas e interpretação – Distorções, julgamentos
Coaching focado na solução
Perguntas poderosas focadas na solução, sistémicas, circulares, do milagre, de escala, de melhoria
Ressignificação
Ressignificação criativa (reframing) – contexto, conteúdo, inversa, de crenças
Metáforas
Metáforas no Coaching
Personalidade e emoções
Inteligência emocional - Daniel Goleman
Emoções na Liderança - Coleman
Liderança – técnica a Jornada do Heroi
Emoções na Liderança – Stephen Gilligan - Arquétipos
Modelo das personalidades – Virgínia Satir
Técnica das posições perceptivas
Adaptações e defesas
Coaching de equipas
Técnica Disney – Robert Dilts
Coaching de conflito
Coaching Provocativo
Técnica do Caleidoscópio
Técnica do círculo interno e e externo
Modelo do panorama social
Modelo Spiral coaching

Gestão do Tempo e do Stress

"Os dias talvez sejam iguais para um relógio, mas não para um homem." Marcel Proust

Numa sociedade com um ritmo cada vez mais acelerado, em que as actividades e as solicitações sucedem-se sem que percebamos bem como e o que fazer para lidar com elas, o Tempo tornou-se o bem mais valioso e a sua utilização adequada, nos contextos profissional, familiar e pessoal, pode fazer toda a diferença. Sabe-se que uma má utilização do tempo trará, consequências directas no desempenho profissional de cada indivíduo, ao desencadear stress e os seus sintomas que tanto diminuem o potencial individual. Uma má gestão do tempo conduz a: Sensação de impotência e capacidade de lidar com a pressão e com os imprevistos; Insatisfação e desmotivação e diminuição da produtividade; Stress e consequências psicossomáticas, conduzindo ao absentismo e a mau ambiente laboral.
Como tal, e na medida em que gerir o tempo não é um dom ou segredo, mas sim uma aptidão que se aprende e pratica, conduzindo a profissionais mais organizados, seguros e eficientes na resposta às situações, capazes de estabelecer prioridades e de lidar com as pressões de forma competente.

Objectivos
·  Fornecer estratégias que permitam a identificação dos sintomas de má gestão do tempo, consequências e factores desperdiçadores de tempo, e um plano pessoal para  ultrapassar estas dificuldades. ·  Desenvolver o sentido de urgência/ Estabelecer/gerir prioridades na equipa·  Desenvolver a capacidade de delegar e definir objectivos Smart ·  Identificar e controlar os desperdiçadores de tempo·  Optimizar o tempo e resultados·  Saber identificar os diversos tipos de stress·  Conseguir diminuir as pressões desnecessárias;


Competências a desenvolver
o        Identificação e controle dos desperdiçadores de tempo
o        Auto-controle (stress)
o        Capacidade de planeamento e tomada de decisão
o        Capacidade de delegação
o        "Saber dizer não!"
o        Capacidade de Organização
o        Visão estratégica

Destinatários:
Gestores, Quadros Superiores, Chefias, Técnicos e todos os profissionais que necessitem de optimizar o tempo e gerir o stress.

Duração: 14 horas – 2 dias
Horário: 9:30-13:00-14:00-17:30
Formadora: Ana Filipa Gameiro

Tema
Conteúdo
Gestão do tempo
    1.1 Conceito de tempo
    1.2 Ideias acerca do tempo
    1.3 Sintomas de má gestão do tempo
    1.4 Desperdiçadores de tempo
    1.5 Estratégias: organização pessoal, definição de objectivos e identificação de prioridades
    1.6 Planeamento, delegação e implementação
Gestão do stress

2.1.  Compreender o que é o stresse.
2.2.  O lado positivo e o lado negativo do stresse: o bom e o mau stresse.
2.3.  Consequências físicas, psicológicas e organizacionais.
2.4.  Identificar as fontes internas e externas de stresse: conhecer os seus "stressores" e os sinais de alerta.
2.5.  Diagnosticar os seus níveis de stresse.
2.6.  Tomar consciência que não somos não passivos face ao stresse.
2.7.  Analisar os traços de personalidade facilitadores ou inibidores de uma adequada gestão do stress.
2.8.  Compreender melhor as suas reacções em função da sua personalidade.
2.9.  A delegação: saber delegar.
2.10.    Técnicas para lidar com diferentes tipos de stresse:
2.11.    Conhecer e praticar exercícios de relaxamento mental e físico para reduzir as tensões associadas ao stresse
2.12.    A alimentação.