CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

domingo, 24 de outubro de 2010

Coaching e PNL

No início, a águia tem receio de voar sozinha mas, com a ajuda e o estímulo de um adulto alcança finalmente o sucesso, voando a grande altura, sozinha, como as outras aves. O gestor que ajuda outro a voar mais alto sente muito mais do que a satisfação do dever cumprido. Ajudar a crescer profissionalmente e ver esse crescimento traz maior contentamento do que qualquer outra recompensa.

O foco da presente abordagem é, essencialmente, o coaching executivo enquadrado num dos maiores e mais centrais desafios organizacionais: fazer com que as pessoas produzam mais e melhor reflectindo um impacto positivo nos resultados, satisfação e bem-estar dos colaboradores.
O Coaching é um processo para conseguir melhorias que leva ao amadurecimento pessoal e reforça a capacidade de aprender.
Um atleta tem de equilibrar sempre o desenvolvimento do corpo, a mente e as emoções para atingir um balanço que lhe permita alcançar bons resultados na al­ta competição. A integração destas três áreas é feita por ligações eficazes que se fazem com treino. Como o trei­no é sempre um espelho da nossa vida, os pontos positivos e negativos são necessaria­mente reflectidos, favorecendo às equipas e aos seus membros momentos de verdade que carecem de alguma humildade e empenho num processo contínuo de superação. Mesmo no des­porto, os princípios do processo de aprendi­zagem das pessoas e das equipas deixaram de ser meramente físicos ou técnicos, dada a forte componente psicológica que envolvem. É aqui que reside a maior dificuldade da actu­alidade. As pessoas resistem frequentemente à mudança, moldam os desafios da realidade às exigências do seu conforto pessoal e olham para a oposição como factor de opressão e não de progresso. Os erros fazem parte de um processo natural do crescimento antes de se atingir o sucesso. Todas as pessoas erram. Mas nem todas es­tão preparadas para aprender com os erros.


Um coach é alguém que tem a visão de heli­cóptero, vê o todo e consegue aferir os im­pactos dos nossos comportamentos nos ou­tros e nos resultados da equipa. Para isso, ne­cessita de ter um dom especial: o de comuni­car. Em resultado, resta às empre­sas criar mecanismos capazes de fornecer constantes espelhos às pessoas, incremen­tando uma cultura de retornos de informação constantes. Só aumentando o sentido de pre­ocupação individual, e colocando desafios pa­ra que as mudanças das atitudes se façam, é que as organizações adquirem aptidões pa­ra melhorarem a sua capacidade de adapta­ção e gestão do inesperado.

Objectivos
o   Distinguir as diferenças entre Coaching e outras profissões de apoio ao cliente e organização
o   Estabelecer relacionamento num processo de coaching: Percepção, feedback, ressignificação, contacto e confiança
o   Aplicar as técnicas Roda da vida, alavancagem, a linha do tempo, Âncoras
o   Estabelecer objectivos curto, médio e longo prazo
o   Estabelecer Meta-Objectivos e Proimprinting
o   Experienciar as técnicas dos níveis neurológicos
o   Trabalhar valores, comportamentos, capacidades e missão para o sucesso
o   Experienciar o poder das perguntas, das palavras, das afirmações e das metáforas no coaching
o   Dominar modelos de coaching de equipa
o   Aplicar Coaching de conflito
o   Transformar crenças limitadoras em potencializadoras
Competências a desenvolver
o   Auto e hetero-consciência;
o   Capacidade na performance e excelência pessoal e dos negócios;
o   Capacidade de identificação de metas, valores, missão e visão da empresa no mercado de trabalho;
o   Equilibra os propósitos da empresa com as necessidades humanas e os diferentes papéis vividos dentro da empresa e outros contextos;
o   Conduz ao desenvolvimento de competências de liderança focado nas habilidades para produzir resultados e a modificação de comportamentos;
o   Organização do pensamento e emoções a nível individual e de equipa;
o   Orientação para a solução;
o   Permite gerir conflitos, optimizar o tempo e comunicar de forma eficiente.

Modelos utilizados internacionalmente
o   Spiral coaching (filosofia Ken Wilber)
o   Tipos de personalidade (Virginia Satir)
o   Performance e Mentoring coaching (Robert Dilts)
o   Emotional leadership Management (Daniel Goleman)
o   Organizational Constellation (Sparrer/ Von Kibed)
o   PNL (Richard Bandler e John Grinder)
Solution oriented brief coaching (Steve de Shazer)
 Destinatários:
 Interessados em aprofundar conhecimentos e técnicas na temática do coaching para empregar na sua vida pessoal e profissional.

Duração: 18 horas – 3 dias
Horário: 10:00-13:00-14:30-17:30
Formadora: Ana Filipa Gameiro

Tema
Conteúdo
O que é o Coaching?
História e áreas de coaching e PNL
Diferenças entre coaching e outras profissões de apoio ao cliente e organização
Relacionamento de coaching: Percepção, feedback, contacto e confiança
4 passos do processo de coaching
Pressupostos para o coaching
Ética e como actuar como Coach profissionalmente
O que é a PNL?
Modelo de PNL
Como surgiu?
Pressupostos da PNL
Modelo de percepção e comunicação - Projecção e realidade
Ferramentas de comunicação em Coaching e PNL
Sistemas de representação
Rapport, calibragem,  espelhar e sincronizar
Análise de percepção sensorial
Feedback Sandwich
Comunicação verbal: auxiliares linguísticos
Sub-modalidades
Definição de objectivos
Diferentes instrumentos para a realização de sessões de coaching
Objectivos focados em resultados a curto, médio e longo prazo
Técnica Grow e Modelo SMART
Técnica de Instalação de Objectivos
Técnica do Futuro Brilhante
Técnica da Roda da Vida
Plano de Vida
Níveis Neurológicos
Imagem dos Níveis Neurológicos -
Linguagem dos Níveis Neurológicos
Alinhamento pessoal dos Níveis Neurológicos
Âncoras
Âncoras com uso de recursos
Valores e Crenças
Trabalho com valores, crenças, comportamentos, capacidades e missão para o sucesso
Investigação de valores
Modelo de Byron Katie sobre crenças
Técnica PNL & The Work
Linguagem  - Metamodelo
Modelos da linguagem – O poder das palavras, das afirmações, das perguntas e interpretação – Distorções, julgamentos
Coaching focado na solução
Perguntas poderosas focadas na solução, sistémicas, circulares, do milagre, de escala, de melhoria
Ressignificação
Ressignificação criativa (reframing) – contexto, conteúdo, inversa, de crenças
Metáforas
Metáforas no Coaching
Personalidade e emoções
Inteligência emocional - Daniel Goleman
Emoções na Liderança - Coleman
Liderança – técnica a Jornada do Heroi
Emoções na Liderança – Stephen Gilligan - Arquétipos
Modelo das personalidades – Virgínia Satir
Técnica das posições perceptivas
Adaptações e defesas
Coaching de equipas
Técnica Disney – Robert Dilts
Coaching de conflito
Coaching Provocativo
Técnica do Caleidoscópio
Técnica do círculo interno e e externo
Modelo do panorama social
Modelo Spiral coaching

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