"A nossa capacidade de comunicação não é medida pela forma como dizemos, mas pela maneira como somos entendidos."
Andrew S. Grove
A conflitualidade, o mau ambiente de trabalho, são hoje problemas comuns e quase que poderemos dizer "normais" nas empresas. O problema prende-se com o saber prevenir e o saber gerir os conflitos, sabendo de antemão que o clima organizacional influi directamente no rendimento pessoal e colectivo da empresa. O sucesso das organizações reside na competência e no empenhamento dos seus colaboradores. Quanto melhor o ambiente de trabalho, melhor o rendimento pessoal, a produtividade, levando a empresa ao sucesso.
A comunicação é essencial à vida do Homem, e à gestão eficaz de conflitos. O sucesso pessoal e organizacional depende da forma como comunicamos.
A arte da comunicação está em ser pró-activo, de dizer o que deve ser dito na hora que deve ser dita e com as palavras e gestos adequados à compreensão do interlocutor.
A linguagem há que ser clara e as palavras utilizadas estarem ao nível de compreensão daquele a quem nos dirigimos.
Agir assim significa que à priori compreendemos, estamos atentos e ouvimos e observamos as expectativas do receptor, a quem estamos enviando a mensagem.
A forma de falar, o tom e a modulação de voz, os movimentos do corpo são componentes importantes a serem trabalhados. As posturas e o olhar dizem mais sobre as intenções do que as palavras, têm um poder incrível na comunicação e podemos desenvolvê-las.
Conhecer os obstáculos, as resistências e objecções naturais das pessoas a qualquer tipo de informação são fundamentais, para que se possa ao entendê-las e compreendê-las, conseguir contorná-las e criar argumentos positivos e pró-activos que concretizem a comunicação.
A eficácia da comunicação está em o receptor captar a informação de forma distorcida, aceitá-la e interagir com este novo dado proactivamente.
A comunicação eficaz é o primeiro passo para o mais importante acto da natureza humana, o diálogo. Mas ouve-se muito: “Comunicar com o outro não é fácil”! Será?
A este processo está associada a transmissão da mensagem, a forma como a recepcionamos, e como estamos atentos às necessidades do interlocutor.
Comunicar torna-se uma arte ao aplicarmos as Técnicas Assertivas e de PNL - Programação Neuro Linguística no quotidiano organizacional.
Objectivos
o Analisar de forma integrada os comportamentos individual e organizacional;
o Identificar os diferentes tipos de conflitos;
o Escolher as técnicas e os comportamentos mais ajustados às diferentes situações;
o Identificar o modelo e factores inerentes ao sistema de comunicação;
o Dominar a técnica de feddback e Ultrapassar as barreiras à comunicação;
o Identificar os diferentes estilos comunicacionais e optar pelo assertivo;
o Desenvolver inteligência emocional na gestão de conflitos.
Competências a desenvolver
o Auto e hetero-consciência;
o Gerir conflitos interpessoais e grupais
o Comunicação Assertiva
o Escuta-Activa
o Capacidade de fornecer e pedir feedback
o Empatia
o Inteligência emocional.
Destinatários: Este curso destina-se a todos os profissionais Gestores, Quadros Superiores, Chefias, Técnicos e todos os profissionais que frequentemente lidam, comunicam e chefiam outras pessoas e que pretendam adquirir novas competências contra a conflitualidade, regras para gerir ou mediar conflitos.
Duração: 14 horas – 2 dias
Horário: 9:30-13:00-14:00-17:30
Formadora: Ana Filipa Gameiro
Tema | Conteúdo |
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Conflitos | Os conflitos e o relacionamento interpessoal Definições tradicionais e actuais Porquê não é possível evitar os conflitos Tipos de conflitos: intra-pessoais, interpessoais e organizacionais Intenção nos conflitos Estratégias de resolução de conflitos |
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Comunicação | Finalidades da comunicação; atitudes facilitadoras |
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Factores essenciais à comunicação - Imagem |
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Perfil do comunicador |
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Verbal (escrita e oral) e não verbal (gestual) |
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Escuta-activa, Feedback, Memória, Percepção |
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Barreiras à comunicação |
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Inteligência emocional | Competências emocionais pessoais e profissionais na gestão de conflitos |
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Estilos comunicacionais | Comportamentos, características, técnica assertiva |
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PNL na Comunicação | Sistemas de representação da PNL na comunicação |
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