CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

domingo, 24 de outubro de 2010

Gestão de Conflitos e Comunicação Assetiva

"A nossa capacidade de comunicação não é medida pela forma como dizemos, mas pela maneira como somos entendidos."
Andrew S. Grove

A conflitualidade, o mau ambiente de trabalho, são hoje problemas comuns e quase que poderemos dizer "normais" nas empresas. O problema prende-se com o saber prevenir e o saber gerir os conflitos, sabendo de antemão que o clima organizacional influi directamente no rendimento pessoal e colectivo da empresa. O sucesso das organizações reside na competência e no empenhamento dos seus colaboradores. Quanto melhor o ambiente de trabalho, melhor o rendimento pessoal, a produtividade, levando a empresa ao sucesso.
A comunicação é essencial à vida do Homem, e à gestão eficaz de conflitos. O sucesso pessoal e organizacional depende da forma como comunicamos.
A arte da comunicação está em ser pró-activo, de dizer o que deve ser dito na hora que deve ser dita e com as palavras e gestos adequados à compreensão do interlocutor.
A linguagem há que ser clara e as palavras utilizadas estarem ao nível de compreensão daquele a quem nos dirigimos.

Agir assim significa que à priori compreendemos, estamos atentos e ouvimos e observamos as expectativas do receptor, a quem estamos enviando a mensagem.
A forma de falar, o tom e a modulação de voz, os movimentos do corpo são componentes importantes a serem trabalhados. As posturas e o olhar dizem mais sobre as intenções do que as palavras, têm um poder incrível na comunicação e podemos desenvolvê-las.
Conhecer os obstáculos, as resistências e objecções naturais das pessoas a qualquer tipo de informação são fundamentais, para que se possa ao entendê-las e compreendê-las, conseguir contorná-las e criar argumentos positivos e pró-activos que concretizem a comunicação.
A eficácia da comunicação está em o receptor captar a informação de forma distorcida, aceitá-la e interagir com este novo dado proactivamente.
A comunicação eficaz é o primeiro passo para o mais importante acto da natureza humana, o diálogo.
Mas ouve-se muito: “Comunicar com o outro não é fácil”! Será?
A este processo está associada a transmissão da mensagem, a forma como a recepcionamos, e como estamos atentos às necessidades do interlocutor.
Comunicar torna-se uma arte ao aplicarmos as Técnicas Assertivas e de PNL - Programação Neuro Linguística no quotidiano organizacional.

 Objectivos
o        Analisar de forma integrada os comportamentos individual e organizacional;
o        Identificar os diferentes tipos de conflitos;
o        Escolher as técnicas e os comportamentos mais ajustados às diferentes situações;
o        Identificar o modelo e factores inerentes ao sistema de comunicação;
o        Dominar a técnica de feddback e Ultrapassar as barreiras à comunicação;
o        Identificar os diferentes estilos comunicacionais e optar pelo assertivo;
o        Desenvolver  inteligência emocional na gestão de conflitos.

Competências a desenvolver
o        Auto e hetero-consciência;
o        Gerir conflitos interpessoais e grupais
o        Comunicação Assertiva
o        Escuta-Activa
o        Capacidade de fornecer e pedir feedback
o        Empatia
o        Inteligência emocional.

Destinatários: Este curso destina-se a todos os profissionais Gestores, Quadros Superiores, Chefias, Técnicos e todos os profissionais que frequentemente lidam, comunicam e chefiam outras pessoas e que pretendam adquirir novas competências contra a conflitualidade, regras para gerir ou mediar conflitos.

Duração: 14 horas – 2 dias
Horário: 9:30-13:00-14:00-17:30
Formadora: Ana Filipa Gameiro
Tema
Conteúdo

Conflitos
Os conflitos e o relacionamento interpessoal
Definições tradicionais e actuais
Porquê não é possível evitar os conflitos
Tipos de conflitos: intra-pessoais, interpessoais e organizacionais
Intenção nos conflitos
Estratégias de resolução de conflitos

Comunicação
Finalidades da comunicação; atitudes facilitadoras

Factores essenciais à comunicação - Imagem

Perfil do comunicador

Verbal (escrita e oral) e não verbal (gestual)

Escuta-activa, Feedback, Memória, Percepção

Barreiras à comunicação

Inteligência emocional
Competências emocionais pessoais e profissionais na gestão de conflitos

Estilos comunicacionais
Comportamentos, características, técnica assertiva

PNL na Comunicação
Sistemas de representação da PNL na comunicação

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