CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

quinta-feira, 21 de abril de 2011

The Other Guys - Don't Wanna Miss a Thing

[Shanghai World Expo Closing Ceremony Concert 720HD] 04 - Fusion of Art ...

The Mum Song

Emily Bear at Carnegie Hall

Literacia Emocional

"O percurso da vida significa um percurso de aprendizagem, que permite ultrapassar fronteiras e descobrir novos horizontes, tanto interiormente como exteriormente (...)" Paulo Freire



Literacia emocional

"À capacidade de ler os afectos nos outros chamamos literacia emocional, e devia ser uma capacidade tão presente e desenvolvida em cada um de nós como a de ler, escrever e contar. (...) Hoje, grande parte dos problemas que enfrentamos têm como base uma profunda literacia emocional, isto é, uma incapacidade de ler e respeitar o mundo emocional dos outros... A causa? A incapacidade de muitos adultos de se lerem a eles próprios em sociedades que investem profundamente no exterior esquecendo o interior, desprezam os sentimentos achando-os um entrave ao pensamento (quando são a sua base), não compreendem as ligações da parte física à psíquica, ignoram a importância do bem-estar individual para o social e não criam espaços de aprendizagem e trabalho saudáveis e criativos."
Pedro Strecht. (2004). Quero-te Muito. Crónicas para Pais sobre Filhos. Lisboa: Assírio & Alvim.


Goleman (2003) diagnostica um estado de iliteracia emocional cujos custos sociais são enormes. O raciocínio é simples: numa sociedade onde as capacidades emocionais individuais, como a empatia, a resistência à frustração, a identificação e regulação de emoções, o autocontrolo não são valorizadas, os problemas sociais tornar-se-ão incontroláveis.  
Simplificando, às escolas e aos pais, bem como às outras instâncias de socialização, é sugerida uma dimensão de acção adicional: o treino e a educação emocional. Tal proposta é feita, não só tomando em consideração os problemas da actual organização social, mas também pressupondo que uma adequada preparação para  a cultura dos postos de trabalho do futuro terá, necessariamente, de articular e integrar a situação emocional dos trabalhadores. 
Apela-se por isso a que os educadores não dêem importância às emoções negativas e, numa tentativa de avançar para o optimismo, aceitem o desafio de criar novos hábitos emocionais de consciência e controlo dos sentimentos, interrompendo padrões de pensamento cristalizados (Marujo, H. et al; 2003). Os pais e professores podem utilizar a sua própria inteligência emocional para compreenderem melhor as crianças e serem ainda melhores educadores, usando a emoção para provocar mudanças e acções positivas. 
As emoções humanas são um universo  no interior do qual gravitamos a todo o instante e todos os dias da nossa vida, para não dizer em cada minuto e mesmo em cada segundo. Neste sentido, temos de fazer frente às nossas emoções e às dos outros. As emoções desempenham um papel central e capital no equilíbrio e na saúde dos  seres humanos. Elas tanto nos podem dominar, como fazer-nos felizes, tanto podem iluminar a nossa existência, como torná-la obscura e insuportável. Mas as emoções existem e devemos viver com elas.
http://www.dgidc.min-edu.pt/revista_noesis/Documents/artigos_teoricos/Artigo_literacia_emocional.pdf