CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

sábado, 4 de junho de 2011

"A dor mente" - Um poema pelas pessoas com Esclerose Múltipla

A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), apresenta o vídeo "A dor mente" - Um poema pelas pessoas com Esclerose Múltipla. Este projecto foi realizado em parceria com João Negreiros, poeta, e Rodrigo Leão, músico, que contribuíram com o seu trabalho, realizado especificamente para este projecto.

A disciplina de Psicologia no ensino secundário

Para a 1ª fase do exame de Psicologia do 12º ano (05/07/2005) inscreveram-se 44.363 alunos. Este número de inscrições foi apenas ultrapassado pelos candidatos aos exames de Português, Matemática e Biologia – em todos os outros exames de disciplinas do 12º ano, o número de inscritos foi menor. 
No entanto, em Portugal continua a ser vedada a possibilidade aos licenciados em Psicologia de darem aulas de Psicologia!
Actualmente podem leccionar aulas de Psicologia, licenciados em Filosofia ou História, cursos que não têm qualquer disciplina da área de Psicologia nos seus curricula. No entanto, a classificação do exame desta disciplina é considerada como prova de ingresso no acesso ao ensino superior em vários cursos superiores.
Se numa turma do 12º ano as aulas de Psicologia forem dadas segundo o método expositivo, seguindo apenas o manual escolar e cujo professor não souber responder a questões que ultrapassem o programa da disciplina, se os alunos se desmotivarem e forem mal preparados para o exame, de quem é a culpa?
Do professor que foi “obrigado” a dar uma disciplina cujos conteúdos não domina (actualmente no curriculum dos diferentes cursos de Filosofia não consta uma única cadeira de Psicologia) ou do Ministério da Educação que arrasta este processo há anos?
Nos últimos anos foram criados os grupos disciplinares de Informática e de Espanhol, porém o de Psicologia continua por criar…
Se todas as ciências surgiram do pensamento filosófico, hoje será incompreensível um licenciado em Filosofia poder dar aulas, por exemplo, de Matemática, Física, ou Ciências Naturais. Porque é que ainda hoje pode continuar a dar aulas de Psicologia?
Se os professores de Filosofia (licenciados já há mais anos) ainda tiveram duas cadeiras de Psicologia no 1º ano da sua licenciatura, o mesmo não acontece com os novos licenciados.
Por outro lado, a disciplina de Psicologia tem vindo a ser cada vez mais procurada pelos estudantes: este ano lectivo mais de 30% dos candidatos da 1ª fase aos exames, inscreveram-se a esta disciplina. Também, as sucessivas reformas do ensino secundário têm vindo a dar a esta disciplina maior relevância. Assim, por exemplo, há 20 anos, apenas os alunos da área científico-natural podiam ter a disciplina de Psicologia, durante um ano e como frequência optativa.
Actualmente na reforma do ensino secundário, que entrou em vigor em 2004/2005, a disciplina de Psicologia é de frequência obrigatória nos cursos tecnológicos de Desporto e Acção Social nos 3 anos lectivos (10º, 11º e 12º anos) e é disciplina optativa no 12º ano, para todos os alunos que frequentem os diversos cursos científico-humanístas do ensino secundário.
Os alunos do ensino secundário têm direito a ter aulas com qualidade, com professores que dominem as matérias que leccionam – a disciplina de Psicologia deverá poder ser dada por Psicólogos.
Ana Baio Psicóloga, Comissão do Ensino e da Educação do Sindicato Nacional dos Psicólogos