CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

domingo, 12 de janeiro de 2014

Drone Surveillance During Exams

O valor de nossos pais

Um jovem de nível académico excelente, candidatou-se à posição de gerente de uma grande empresa.
Passou a primeira entrevista e o diretor fez a última entrevista e tomou a última decisão.

O director descobriu através do currículo que as suas realizações academicas eram excelentes em todo o percurso, desde o secundário até à pesquisa da pós-graduação e não havia um ano em que não tivesse pontuado com nota máxima.

O director perguntou, "Tiveste alguma bolsa na escola?" o jovem respondeu, "nenhuma".
O diretor perguntou, "Foi o teu pai que pagou as tuas mensalidades ?" o jovem respondeu, "O meu pai faleceu quando tinha apenas um ano, foi a minha mãe quem pagou as minhas mensalidades."
O diretor perguntou, "Onde trabalha a tua mãe?" e o jovem respondeu, "A minha mãe lava roupa."
O diretor pediu que o jovem lhe mostrasse as suas mãos. O jovem mostrou um par de mãos macias e perfeitas.
O diretor perguntou, "Alguma vez ajudaste a tua mãe a lavar as roupas?", o jovem respondeu, "Nunca, a minha mãe sempre quis que eu estudasse e lesse mais livros. Além disso, a minha mãe lava a roupa mais depressa do que eu."
O diretor disse, "Eu tenho um pedido. Hoje, quando voltares, vais e limpas as mãos da tua mãe, e depois vens ver-me amanhã de manhã."

O jovem sentiu que a hipótese de obter o emprego era alta. Quando chegou a casa, pediu feliz à mãe que o deixasse limpar as suas mãos. A mãe achou estranho, estava feliz mas com um misto de sentimentos e mostrou as suas mãos ao filho.
O jovem limpou lentamente as mãos da mãe. Uma lágrima escorreu-lhe enquanto o fazia. Era a primeira vez que reparava que as mãos da mãe estavam muito enrugadas, e havia demasiadas contusões nas suas mãos. Algumas eram tão dolorosas que a mãe se queixava quando limpas com água.
Esta era a primeira vez que o jovem percebia que este par de mãos que lavavam roupa todo o dia tinham-lhe pago as mensalidades. As contusões nas mãos da mãe eram o preço a pagar pela sua graduação, excelência academica e o seu futuro.
Após acabar de limpar as mãos da mãe, o jovem silenciosamente lavou as restantes roupas pela sua mãe.
Nessa noite, mãe e filho falaram por um longo tempo.

Na manhã seguinte, o jovem foi ao gabinete do diretor.
O diretor percebeu as lágrimas nos olhos do jovem e perguntou, "Diz-me, o que fizeste e aprendeste ontem em tua casa?"
O jovem respondeu, "Eu limpei as mãos da minha mãe, e ainda acabei de lavar as roupas que sobraram."
O diretor pediu, "Por favor diz-me o que sentiste."
O jovem disse "Primeiro, agora sei o que é dar valor. Sem a minha mãe, não haveria um eu com sucesso hoje. Segundo, ao trabalhar e ajudar a minha mãe, só agora percebi a dificuldade e dureza que é ter algo pronto. Em terceiro, agora aprecio a importância e valor de uma relação familiar."
O diretor disse, "Isto é o que eu procuro para um gerente. Eu quero recrutar alguém que saiba apreciar a ajuda dos outros, uma pessoa que conheça o sofrimento dos outros para terem as coisas feitas, e uma pessoa que não coloque o dinheiro como o seu único objetivo na vida. Estás contratado."

Mais tarde, este jovem trabalhou arduamente e recebeu o respeito dos seus subordinados. Todos os empregados trabalhavam diligentemente e como 
EQUIPA.
O desempenho da empresa melhorou tremendamente.

Uma criança que foi protegida e teve habitualmente tudo o que quis, vai desenvolver- se mentalmente e vai sempre colocar-se em primeiro. Vai ignorar os esforços dos seus pais, e quando começar a trabalhar, vai assumir que toda a gente o deve ouvir e quando se tornar gerente, nunca vai saber o sofrimento dos seus empregados e vais sempre culpar os outros. Para este tipo de pessoas, que podem ser boas academicamente, podem ser bem sucedidas por um bocado, mas eventualmente não vão sentir a sensação de objetivo atingido. Vão resmungar, estar cheios de ódio e lutar por mais. Se somos este tipo de pais, estamos realmente a mostrar amor ou estamos a destruir o nosso filho?

Pode deixar o seu filho viver numa grande casa, comer boas refeições, aprender piano e ver televisão num grande plasma. Mas quando cortar a relva, por favor deixe-o experienciar isso. Depois da refeição, deixe-o lavar o seu prato juntamente com os seus irmãos e irmãs. Isto não é porque não tem dinheiro para contratar uma empregada, mas porque o quer amar como deve de ser. Quer que ele entenda que não interessa o quão ricos os seus pais são, um dia ele vai envelhecer, tal como a mãe daquele jovem. A coisa mais importante que os seus filhos devem entender é a apreciar o esforço e experiência da dificuldade e aprendizagem da habilidade de trabalhar com os outros para fazer as coisas.


Quais são as pessoas com mãos enrugadas por mim?

Somos feitos de emoções. O que fazemos de forma instintiva não é pensar, é sentir. Porque as emoções são intensas, complexas e inevitáveis, todos corremos o perigo de naufragar. Vivemos num mundo que nos defronta diariamente com múltiplas tentações e decisões, seja na esfera social, emocional ou profissional. A liberdade de escolha que surge com este novo mundo, livre dos ditames repressivos do passado, exige que tenhamos uma bússola que nos permita navegar com inteligência e segurança no mundo das emoções. Esta bússola mais não é do que um conjunto de capacidades e ferramentas que nos ajudem a enfrentar experiências emocionais básicas, como a dor ou o amor, e a transformar estas experiências inevitáveis em oportunidades de mudança positiva nas nossas vidas e nas dos outros. Os conflitos e as crises são, não só inevitáveis, como naturais e importantes para fazer avançar o processo evolutivo que deve acompanhar as nossas vidas. Percorrendo as várias etapas de crescimento emocional e social do ser humano, não simplesmente como indivíduo mas também na sua relação com os que rodeiam, este livro oferece ao leitor, através da ferramenta básica do auto-conhecimento, a bússola necessária para navegar nos mares imprevisíveis, mas muitas vezes apaixonantes, das nossas vidas.

How Do YOU Define Yourself Lizzie Velasquez at TEDxAustinWomen


O vídeo de uma palestra da "mulher mais feia do mundo" - como tem sido considerada devido a uma doença crónica - está a sensibilizar o mundo. Na comunicação, feita no TEDx, em Austin, nos EUA, Lizzie Velasquez dá uma lição sobre a verdadeira beleza das pessoas e mostra como a discriminação de foi vítima converteu-se no seu "alimento" e fonte para o sucesso na vida. Veja o vídeo.
Lizzie Velasquez tem 24 anos de idade, mede 1,57 metros, pesa cerca de 26 quilos e é cega de um olho. Pode comer de tudo que não engorda. Na realidade, costuma fazer cerca de 60 refeições por dia sem controlo das calorias ingeridas. Mesmo assim, não consegue obter massa gorda devido ao síndrome que a impede de ganhar peso.
"Eu como a cada 15 ou 20 minutos para manter os meus níveis de energia elevados. Consumo pequenas doses de batatas fritas, doces, chocolates, pizza, frango, bolos, gelados, massas e tortas durante todo o dia", revelou.
Devido à sua magreza, as pessoas pensam que Lizzie é anorética. Contudo, o seu baixo peso é consequência do síndrome de que sofre.
Lizzie nasceu prematura, pesando cerca de um quilo, em Austin, no estado norte-americano do Texas. Os médicos fizeram as piores previsões quanto ao seu desenvolvimento e acreditavam mesmo que não sobrevivesse. Contudo, Lizzie cresceu sem problemas de desenvolvimento. O seus dois irmãos - Chris, de 12 anos, e Marina, de 15 anos - não foram afetados pela mesma doença crónica.

Ligações cerebrais são diferentes entre mulheres e homens

Estudo analisou 949 crianças, adolescentes e jovens adultos. Redes cerebrais das mulheres facilitam a memória e as capacidades cognitivas sociais, enquanto nos homens ajudam no desempenho motor e na visualização espacial.
Cérebro maculino (em cima) com ligações a azul no mesmo hemisfério e cérebro feminino; e (em baixo) com ligações a laranja entre os dois hemisférios 
O cérebro das mulheres e dos homens é diferente, fazendo com que certas actividades sejam mais fáceis para eles, como o desempenho motor e a visualização espacial, e outras mais fáceis para elas, como a memória e as capacidades cognitivas sociais. A questão subjacente a esta diferença são as redes neuronais, o chamado conectoma humano, que desenvolveu de uma forma diferente nas mulheres e nos homens ao longo do crescimento, mostra um estudo publicado nesta segunda-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
“As diferenças sexuais têm um interesse continuado a nível científico e social devido à sua proeminência no comportamento de humanos e de outras espécies”, lê-se no início do artigo da PNAS assinado por uma equipa de cientistas liderados por Ragini Verma, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. “As diferenças de comportamento poderão ser originadas devido a papéis complementares na reprodução e na estrutura social.”
Experiências passadas mostram que as mulheres têm tipicamente mais memória verbal e cognição social, enquanto os homens mostram uma maior capacidade motora, habilidades em actividades que necessitem de visualização tridimensional e uma maior propensão para a violência.
Já foram feitas análises sobre diferenças existentes entre os dois sexos na proporção de partes do cérebro. Mas a equipa de Ragini Verma preferiu olhar detalhadamente para as redes de neurónios, o já famoso conectoma humano. Este conectoma permite, pela primeira vez, determinar as auto-estradas nervosas existentes entre as regiões do cérebro.
Os investigadores analisaram o conectoma de 949 pessoas entre os oito e os 22 anos, de várias origens geográficas, divididas em 521 jovens do sexo feminino e 428 jovens do sexo masculino. Uma das técnicas que utilizaram é a ressonância magnética com tensor de difusão, que realça os caminhos das fibras nervosas entre as regiões do cérebro, graças ao movimento de água nas células.
Os resultados mostram que as mulheres têm mais ligações entre os dois hemisférios (esquerdo e direito) do cérebro, enquanto os homens têm mais ligações dentro de cada um dos hemisférios. Mas no cerebelo, uma região individualizada que fica na base posterior do cérebro, são os homens que apresentam mais ligações entre os dois hemisférios. A região do cerebelo está associada ao pensamento motor.
“Se olharmos para estudos funcionais, a parte esquerda do cérebro está mais associada ao pensamento lógico, e parte direita ao pensamento intuitivo. Por isso, se há actividade que envolva fazer ambas as coisas, parece que as mulheres estão sintonizadas para fazer melhor isso”, explica Ragini Verma, citada pelo jornal britânico The Guardian. “As mulheres são melhores no pensamento intuitivo. São melhores a lembrarem-se de coisas. Quando fala com as mulheres, elas estão mais envolvidas emocionalmente – vão ouvir mais.”
Em relação aos homens, o que está em alta é a desenvoltura motora. “Fiquei surpreendida [que os resultados] tenham correspondido muito aos estereótipos que julgamos ter nas nossas cabeças", diz a investigadora, acrescentando que se for a um restaurante com chefe de cozinha, a maioria deles são homens.
A equipa também quis compreender como se dava a evolução destes conectomas ao longo do crescimento de raparigas e rapazes em homens e mulheres. Por isso, observou separadamente o cérebro de três grupos etários: até aos 13 anos, dos 14 aos 17 e dos 18 aos 22 anos. A equipa descobriu que as diferenças entre raparigas e rapazes eram pequenas até aos 13 anos, mas depois aumentavam.
Ruben Gur, outro dos autores do artigo, e investigador da Universidade da Pensilvânia, defende, citado num comunicado, que os resultados também serão importantes para estudar as doenças neurológicas: “Os detalhes dos mapas cerebrais dos conectomas não só irão ajudar a compreender melhor as diferenças de como os homens e as mulheres pensam, mas também irão trazer uma maior compreensão nas raízes das doenças neurológicas, que muitas vezes estão associadas ao género.”

EUA: Português vence prémio internacional de psicologia

EUA: Português vence prémio internacional de psicologia
Nos EUA, o professor catedrático António Damásio foi distinguido com o Prémio Grawemeyer 2014 na área da Psicologia. O português foi condecorado pela hipótese que apresentou sobre os marcadores somáticos, que mostra a forma como as emoções influenciam a tomada de decisões.

Segundo a 'Temas e Debates', editora que chancela as obras do investigador, o Prémio Grawemeyer para Psicologia, entregue anualmente pela Universidade de Louisville, no Kentucky, tem vindo a distinguir "os mais destacados estudiosos da cognição e da neurociência pelas suas ideias revolucionárias".

Damásio, de 69 anos, é titular da cátedra David Dornsife de Neurociência, professor de psicologia e neurologia e ainda director do Brain and Creativity Institute (Instituto do Cérebro e da Criatividade).

Em comunicado citado pela Lusa, o investigador diz-se satisfeito por ter sido distinguido com este prémio que junta, agora, ao da Fundação Honda, ao Príncipe das Astúrias para a Investigação Científica e Técnica e ao Prémio Pessoa, que recebeu em conjunto com Hanna Damásio, em 1992, entre outros.

Maa de Taare Zameen Par com legenda em português