CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Controle Emocional Eficaz

















Quantas vezes já se sentiu sufocado, com o coração apertado, o estômago às voltas, por querer expressar o que sente, mas não saber como faze-lo, acabando por não se pronunciar ou fá-lo da forma menos benéfica para si e para os outros?
Costuma meditar acerca do comportamento emocional eficaz na sua vida pessoal, social e profissional?

Como colaborador de uma organização, o leitor, é antes de mais um Ser Humano, e como todos os Seres Humanos, é um organismo biopsicosocial, isto é, constituído por um corpo, guiado por uma psico – mente – e interage em sociedade com outros Seres Humanos.

Assim, distingue-se dos outros animais pelo seu cérebro racional, mas não menos importante pelo seu cérebro emocional. Nem o leitor, nem qualquer outro Ser Humano, deve esquecer que nasceu com estes dois cérebros: racional e emocional. O que deveria ser admitido como básico, no dia-a-dia parece ser mais complicado, ora veja: as pessoas nos seus locais de trabalho, e porque adquiriram este comportamento por interagir em sociedade, têm dificuldade em assumir o que sentem, desejos, as suas emoções, desvalorizando o seu cérebro emocional.

O substantivo feminino singular da língua portuguesa «pessoa» deriva etimologicamente da palavra latina persona que significa máscara. Os Seres Humanos usam uma máscara diariamente, com medo de ser mal interpretadas, de ser consideradas fracas ou pouco competentes. Mas a verdade é que o cérebro emocional e o uso correcto das emoções pode ser uma ferramenta poderosa para o Ser Humano.

No fundo, o sujeito tenta esconder aquilo que é, e que faz parte da sua essência, muitas vezes acabando por ser traído pelo seu cérebro emocional por não assumir a sua existência. É Essencial que se assuma como Ser Humano completo, e que tome auto consciência não só da sua parte cognitiva, mas também da sua parte emocional.
Quanto mais auto-consciente procurar ser, melhor se conhecerá e saberá como diminuir ou até mesmo eliminar as sua fraquezas emocionais. É urgente tirar a máscara, é urgente ser sincero com os outros mas principalmente consigo.
Não deve, não pode, sair de manhã para trabalhar e esquecer, esconder, o seu cérebro emocional em casa.

Muitos autores se debruçaram sobre este tema, todavia são poucos os que assumem a força das emoções no mundo dos negócios e das organizações.
Pense e sinta...