CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

sábado, 21 de março de 2009

Curso Pensamento Criativo


A criatividade é uma qualificação e não apenas um talento inato. Apesar de umas pessoas serem mais criativas do que outras, todos podemos tornar-nos pensadores criativos com algum treino. E esta é cada vez mais uma qualificação essencial em qualquer currículo. Já não é suficiente ter poucas pessoas criativas numa organização; há que ter uma organização de pessoas criativas. Acima de tudo, é essencial uma cultura organizacional que incentive a criatividade e, para isso, há que ensinar as pessoas a utilizar as suas capacidades, recompensar a criatividade e usar técnicas de geração de ideias em grupo. Ensinar as pessoas a serem criativas implica a utilização, na prática, de diversas técnicas.




Conteúdo Programático
Criatividade- Definição do conceito
Modelos psicológicos

  • análise transaccional
  • preferências cerebraisPNL
  • Pensamento lateral
  • mapas mentais

Atitude criativa

  • fases do processo criativo
  • ultrapassar bloqueios
  • mitos
  • barreiras à criatividade

Estado de espírito positivo

  • decidir ser criativo
  • suspensão de julgamento
  • importância do meio de comunicação

Fontes de criatividade

Processo e prática da criatividade

  • componentes da inteligência divergente
  • Actividades diárias

Técnicas de criatividade




  • brainstorming
  • analogia metafórica
  • "tiro-a-tiro"
  • Ideias loucas
  • análise morfológica
  • cenário fantasiado
  • esquema de sugestões
  • circulos de qualidade

Mind Mapping - Mapas mentais - prática



Lateral Tinking

  • lógica da criatividade
  • provocação e movimento
  • random input
  • six tinking hats
  • DATT


Duração: 8 horas



amavision@amavision.biz

2009 ano da Criatividade e Inovação

2009 Ano da Criatividade e inovação!

"Imagine. Crie. Inove"

Nease O Ano Europeu da Criatividade e Inovação foi oficialmente lançado no dia 7 de Janeiro, com o lema "Imagine.Crie.Inove.".

A iniciativa tem por objectivo realçar a importância da criatividade e da inovação para o desenvolvimento económico e o bem-estar social e individual, promovendo os talentos individuais e as abordagens criativas e inovadoras.O maior trunfo da Europa são as pessoas.


O objectivo geral do Ano Europeu da Criatividade e Inovação é apoiar os esforços dos Estados-Membros na promoção da criatividade, através da aprendizagem ao longo da vida, enquanto motor de inovação e factor essencial do desenvolvimento das competências pessoais, profissionais, empresariais e sociais e do bem-estar de todos os indivíduos da sociedade.

Os sectores abrangidos pelo Ano Europeu da Criatividade e Inovação incluem a educação, a cultura, o espírito empresarial, as políticas regionais, sociais, laborais e de investigação, assim como a energia, os transportes, o ambiente e a sociedade de informação. Ao longo do ano estão previstos diversos eventos e campanhas de sensibilização, a nível europeu, nacional, regional e local. Esta iniciativa promove e contribui para o cumprimento da Estratégia de Lisboa, que tem por objectivo fazer com que a economia da União Europeia seja, em 2010, a economia de conhecimento mais competitiva e dinâmica do mundo.

Mitos
1. Criatividade é um dom possuído por uns poucos escolhidos!
A criatividade é algo normal que nasce com cada ser humano.Seguindo a linha de Deepak Chopra "pura potencialidade". Cada um de nós nasceu limpo e com a potencialidades de se desenvolver num ser criativo.Fazemos escolhas criativas todos os dias, e usando um pouco de imaginação, podemos estimular a nossa própria criatividade, toda vez que temos que decidir o que vestir, o que fazer para o jantar, ou como serão os cortinados da nossa cozinha. Criatividade não diz respeito apenas aos artistas!.

2. Criatividade exige talento, e se você não o tiver, esqueça!
Talento tem duas definições; uma habilidade natural ou uma capacidade desenvolvida.A habilidade natural pode ser uma característica física que facilita a fácil realização de uma actividade, a capacidade pode ser desenvolvids, se sujeita a estudo a uma idade precoce.De qualquer maneira, não há nada que impeça a uma pessoa média, desenvolver habilidades criativas a um alto grau. Arte envolve o domínio das capacidades, que vem das práticas e dos conhecimentos, que por sua vez provem do estudo. Uma vez que a pessoa tem as habilidades e os conhecimentos, tem a liberdade para ser mais espontâneo e criativo.

3. Criatividade inicia-se na infância, e se você não começou, então, é tarde demais.
Não é verdade. Infelizmente, há muitos obstáculos à criatividade no início da vida, desde a desaprovação familiar até às críticas na escola. As crianças são facilmente desencorajados ou desviadas para outras actividades. E muitas vezes por circunstâncias individuais, são sacrificadas as paixões pelas actividades remunerativas. Eu acredito que a criatividade é uma escolha. Você pode ser praticamente qualquer coisa que você decidir-se, se trabalhar forte e o suficiente, nunca demasiado tarde para criar.

Criatividade nas Empresas


Cada vez mais aumenta a compreensão do valor da criatividade em todos os contextos.
O dramaturgo francês Molière certa vez contou a história de um homem que perguntou o que era prosa e espantou-se ao descobrir que falara em prosa a vida inteira. Ocorre o mesmo com a criatividade.


Muita gente ainda a considera como um atributo misterioso e concedido a uns poucos indivíduos privilegiados, no entanto, todas as pessoas são capazes de accionar o seu potencial criativo.
É importante que as empresas compreendam que criatividade não é um dom pessoal, mas uma capacidade que pode e deve ser desenvolvida. Essa é a primeira barreira a ser ultrapassada, pois impede o acesso a milhares de novas idéias latentes em seus colaboradores. Ser inteligente não basta, é preciso conectar idéias de forma original para fazer a diferença no mercado. As empresas que compreendem isso já deram um passo à frente.


Por isso, é essencial ter uma cultura que estimule o desenvolvimento da criatividade. As empresas devem valorizar as tentativas e não se apegar somente aos resultados imediatos porque criatividade implica assumir riscos.
Na verdade, ser criativo envolve várias dimensões: intuição, afectividade, inteligência e razão.