CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Inteligência Multifocal - Augusto Cury


Inteligência multifocal refere-se a uma teoria totalmente nova sobre a construção dos pensamentos desenvolvida pelo escritor e psiquiatra Dr. Augusto Cury.

Esta teoria se aplica às principais funções da inteligência humana, buscando desvendar o complexo funcionamento da mente humana.

Destacam-se dez dessas funções:

  1. - A arte de amar e valorizar a vida
  2. - A arte de apreciar o belo
  3. - A arte de pensar antes de agir
  4. - A arte de expor e não de impor as idéias
  5. - A arte de ser solidário
  6. - A arte de gerir os pensamentos dentro e fora dos conflitos
  7. - A arte de se colocar no lugar dos outros
  8. - A arte de manter o espírito empreendedor
  9. - A arte de trabalhar perdas e frustrações
  10. - A arte de colaborar em equipe

De fato, essa teoria é totalmente original visto que nenhum outro pensador anterior ou contemporâneo ao Cury, criou uma teoria desse tipo. É uma teoria filosófica, não somente virada para a auto-ajuda. Ela pode revolucionar todo um sistema se seus critérios forem tidos como dignos de aceitação.

"A teoria multifocal do conhecimento não é uma teoria que procura anular as demais teorias, tais como a psicanalítica, cognitiva, comportamental; pelo contrário, procura contribuir para explicá-las, criticá-las, reciclá-las e abrir as novas avenidas de pesquisas para elas. As teorias psicológicas, filosóficas, psicopedagógicas, socionlógicas etc., foram produzidas usando o pensamento como alicerces, enquanto a teoria multifocal do conhecimento estuda as variáveis universais que estão presentes nos próprios alicerces, ou seja, estuda os fenômenos que promovem a própria construção dos pensamentos." (Augusto Cury - Inteligência Multifocal - Cultrix - p. 47)

Desse modo, sabemos que a teoria é totalmente nova. Ela não ataca construções, mas alicerces. Ela critica os próprios conceitos tidos como universais. Portanto, é mais filosófica do que virada para a auto-ajuda, como muitos pensam.

Exercite o cérebro, pela saúde dos seus neurónios (Nelson Lima)


Uma boa alimentação, uma vida regrada, exercício físico, tensão arterial e colesterol controlados, manter relações sociais e um bom sono. Estes são os ingredientes para ter um cérebro activo e saudável e a funcionar plenamente. No dia em que começa a Semana Internacional do Cérebro, o coordenador nacional do Instituto da Inteligência, Nelson Lima, explica inclusivamente que é possível travar e até anular os sintomas das doenças degenerativas.

Em entrevista ao IOL e ao TVI24, este neuropsicólogo, sustenta que «dormir é fundamental para processar e consolidar memórias e permitir uma reorganização de todo o trabalho diário e dos milhões de informações que recebemos durante o dia».

Nelson Lima acrescenta que «dormir serve para o cérebro entrar num processo de regeneração, rejuvenescimento, remodelação e reorganização das actividades mentais do dia». Aliás, sublinha, «o sono é tão importante que morre-se mais depressa se estivermos muitas noites sem dormir, do que sem comer».

Em relação ao envelhecimento e às doenças degenerativas associadas, o coordenador do Instituto da Inteligência explica que o cérebro tem uma capacidade extraordinária, que é a plasticidade: um cérebro activo, bem cuidado, que esteja envolvido em várias actividades consegue manter a sua jovialidade e flexibilidade durante muitos anos e até pode ser capaz de se auto-regenerar ou ultrapassar algumas doenças, como o Alzheimer».

Para além das doenças degenerativas, há outros factores que são prejudiciais para o nosso cérebro e que inclusivamente, matam os neurónios. «O álcool, o fumo, o colesterol e as drogas podem ser completamente desastrosas, principalmente porque atacam mais cedo», explica Nelson Lima.

Educar as emoções

E o que acontece quando as emoções ficam incontroláveis? Bloqueiam o cérebro? Nélson Lima confirma e defende que deveríamos aprender a educar as nossas emoções, «até deveria ser uma disciplina escolar nos primeiros anos de ensino».

O auto-conhecimento, explica aquele neuropsicólogo, «é excelente para percebermos qual o nosso leque de emoções, que emoções temos mais à flor da pele, as situações perante as quais somos mais susceptíveis de reagir intempestivamente». Com este conhecimento, «viveríamos melhor com a nossa vida e com a dos outros e deixaríamos de ser escravos das nossas emoções», acrescenta Nelson Lima. Talvez houvesse menos crimes passionais, menos violência.