CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

domingo, 24 de outubro de 2010

Liderança e Motivação de Equipas

"Não existem líderes, se não existirem seguidores.”
Malcolm Stevenson Forbes

A Liderança e a Motivação de equipas são dois aspectos essenciais no alcance do sucesso das organizações. Uma Liderança eficaz condiciona e é determinante para Motivar.
O Líder pode não apresentar competências inatas de Líder, mas é possível desenvolve-las continuamente ao longo da sua vida. Os líderes com visão de futuro conseguirão conquistar novos horizontes, gerar negócio, e diferenciar-se ao nível da imagem, produto e serviço.
A cada dia que passa o mercado está cada vez mais exigente e competitivo, os líderes com visão de futuro conseguirão conquistar novos horizontes, gerar negócio, e diferenciar-se ao nível da imagem, produto e serviço.
A liderança não é apenas um traço de personalidade ou resultado de características individuais, na realidade é uma atitude inerente à aprendizagem social do indivíduo, sendo assim susceptível de aperfeiçoamento/treino. Uma boa liderança corresponde a ausência de incompatibilidade profissionais e pessoais, integração na cadeia hierárquica, ausência de conflitos laborais, acções concertadas e alcance de objectivos de uma forma legítima. 

“Corrigir, ajuda. Encorajar, ajuda muito mais.”
O líder tem de igual modo um importante papel no que concerne à motivação, sendo esta uma importante chave de progresso de uma empresa, pelo que deverá conhecer as mais importantes técnicas de motivação.
Já imaginou fazer parte de uma equipa extremamente eficaz, positiva e dinâmica?
Já desejou divertir-se quando executa o seu trabalho com os restantes elementos?
Já imaginou integrar uma equipa que realiza tudo o que deseja?
Se lhe parece improvável encontrar uma equipa assim, deverá pensar que pode ser o impulsionador deste desejo e que tudo pode começar consigo.
Hoje em dia, é possível adquirir um nível de auto e hetero-consciência, que permite desenvolver em si mesmo e nos outros, comportamentos positivos favoráveis ao bom ambiente e à realização eficaz, permitindo alcançar objectivos pessoais e organizacionais.

Objectivos
·         Desenvolver o estilo de liderança adequado à equipa
·         Distinguir as funções do Líder
·         Distinguir as teorias da liderança e a sua aplicabilidade
·         Caracterizar os estilos comunicacionais, adoptando a assertividade
·         Gerir de conflitos
·         Fornecer feedback adequado ao desenvolvimento dos membros da equipa
·         Capacidade de auto e hetero-motivação
·         Gerir a mudança em equipa
·         Capacidade de potenciar o espírito de equipa

Competências a desenvolver
·         Auto e hetero-consciência;
·         Capacidade de liderança organizacional
·         Resiliência
·         Auto e hetero-superação
·         Capacidade de motivar e gerir
·         Visão humana e estratégica
·         Capacidade de persuadir
·         Avaliar situações e tomar decisões

Destinatários:
Chefias intermédias, chefias directas e chefias de equipas com responsabilidades hierárquicas ou funcionais na condução de pessoas

Tema
Conteúdo
Competências de Liderança
Diagnóstico e análise do perfil individual de liderança;
As competências de liderança
Funções do Líder
As funções dos líderes: a liderança, a gestão e a chefia;
O exercício do poder funcional e os tipos de autoridade;
O desenvolvimento do líder
Liderar pelo exemplo e pelos valores – o líder confiável.
Teorias da Personalidade
Teorias da personalidade, do comportamento e da situação
Estilos de Liderança
Os estilos de liderança e o comportamento do Líder
Comunicação eficaz e gestão de conflitos na liderança
A comunicação interpessoal eficaz no contexto de trabalho: factores faclitadores e inibidores;
As técnicas de confrontação e a resolução de problemas e conflitos;
Os comportamentos aceitáveis e inaceitáveis dos colaboradores;
Mudança em Equipa
O líder como mentor do desempenho dos membros da sua equipa – a mudança individual;
Resistências da mudança;
A coesão e os estádios de desenvolvimento de uma equipa de trabalho;
Motivar equipa e fornecer feedback
Promover a motivação das pessoas e das equipas
O feedback do desempenho
A delegação e tomada de decisão

Duração: 18 horas – 3 dias
Horário: 10:00-13:00-14:30-17:30
Formadora: Ana Filipa Gameiro

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