As organizações só atingem os seus objectivos quando as pessoas desempenham as suas tarefas correctamente, e para o conseguirem, necessitam de formação e/ou coaching.
A focagem da presente abordagem é, essencialmente, o coaching pessoal e interpessoal, enquadrado num dos maiores e mais centrais desafios organizacionais: fazer com que as pessoas produzam mais e melhor reflectindo um impacto positivo nos resultados.
O Coaching é um processo para conseguir melhorias que leva ao amadurecimento pessoal e reforça a capacidade de aprender.
Quando treinamos pessoas, temos uma noção clara sobre um caminho que definimos, o qual termina num objectivo. Independentemente da nossa posição nesse caminho, o treino permite-nos saber onde estamos, o que nos falta e quanto esforço temos de investir para chegarmos a essas metas. Como todos devemos ter uma orientação para objectivos, o treino, neste contexto, passa a ser um percurso descontínuo ao longo da vida.
6 Momentos do processo de coaching
1. Recolher informações necessárias para a preparação do processo de coaching:
a. Entrevista preliminar - Primeira reunião com o cliente para conhecimento mútuo e definir a área do problema
i. Nesta fase esclarecem-se as dúvidas do cliente, o coach realiza uma avaliação da pertinência da demanda e das expectativas do cliente. Se todos os intervenientes estiverem em consonância quanto ao prosseguimento para um programa de Coaching, é neste momento que se estabelecem as cláusulas do acordo, sendo que no final se assina o contrato de Coaching, mediante essas cláusulas pré-estabelecidas.
2. Esclarecimento do pedido do processo de coaching
a. Contrato
a) Código deontológico
b) Grandes linhas do projecto proposto
i. Objectivos gerais
ii. Ritmo, duração e nº de sessões
1. Exemplo: 6 Sessões, de 1 hora, em 3 meses, realizadas quinzenalmente.
iii. Valor do investimento
iv. Requisito de um bom ambiente de trabalho – pode ser fora do local de trabalho de forma a respeitar a confidencialidade e o distanciamento da pressão quotidiana (Arrivé e Frings-Juton). Pode ser o gabinete de atendimento do coach, uma sala de hotel ou de reuniões da empresa (Devillard). O local deve ser seguro, encorajador, transmitir confiança e isento – não crítico (Stevens). A decoração da sala, a posição das cadeiras, da mesa de trabalho, do espaço onde decorrem as técnicas e o mobiliário devem ser neutros.
3. Processo de Coaching
a. Exploração e diagnóstico - Conversa introdutória com a pessoa submetida ao processo de coaching
i. É a primeira sessão em que o coach interage sozinho com o coachee. Neste momento pretende-se: reconhecer e utilizar as qualidades e talentos do coachee; reconhecer a direcção de uma acção voltada para o terreno; reconhecer o projecto de vida do coachee; decidir o que terá que ser acrescentado e removido para o caminho do progresso; definir onde o coechee pode obter suporte; definir o foco primário do coaching; definir responsabilidades do coach e coachee.
1. Um aspecto importante é a confidencialidade. Significa que tudo o que falamos aqui é privado, a não ser queira queira partilhar com alguém.
b. Definição de objectivo
c. Plano de acção – delinear a estratégia
i. Visa realçar e deixar um registo escrito dos seguintes aspectos:
1. Desenhar acções efectivas
2. Registo de metas tangíveis
3. Definição de objectivos mensuráveis
4. Identificação de comportamentos a alterar
5. Competências a realçar
6. Planificação das etapas do processo
7. Compromisso para a acção
d. Consolidação - Desenvolver soluções
i. Esta fase é constituída por sessões em que o coach conduz e acompanha o coachee na reflexão interior, na operacionalização do seu plano de acção, no processo de mudança, através de:
ii. Exercícios práticos, simulações, questionários, metodologias específicas e especializadas.
4. Assegurar o pacing
5. Finalização
a. Ocorre numa ou duas sessões, e tem como principal objectivo a transferência e automatização do coachee. No futuro o Coachee deve ter a capacidade de lidar com a incerteza perante a temática abordada ao longo do processo, e tem a responsabilidade de acções futuras.
6. Follow up - Avaliação
a. Percepcionam-se as implicações e mudanças verificadas pelo cliente, e de uma forma aprofundada faz-se a avaliação do processo, reunindo a informação.
b. A avaliação está presente em todo o processo desde o contrato até ao relatório final.
i. Avaliação com o coachee
Investimento por sessão: 50 € (acresce IVA à taxa em vigor)
Coaching realizado por: Filipa Gameiro
Certificada Internacionalmente em Business Coaching pela More Institute, 2010.
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