COACH INTERNACIONAL EM COACHING EXECUTIVO
"Se eu fosse um poeta, escreveria cada página de vida começando com um sorriso. Eu expressaria a todos que a vida é uma página em branco que Deus nos deu, à espera das palavras que vamos nela colocar”.
Flávio Souza – Coach, Consultor e Palestrante.
"Everybody needs a coach"
Eric Schmidt, CEO do Google
“A sorte favorece somente a mente preparada”
Isaac Asimov
“Se o pensamento corrompe a linguagem, a linguagem também pode corromper o pensamento”
George Orwell
As organizações só atingem os seus objectivos quando as pessoas desempenham as suas tarefas correctamente, e para o conseguirem, necessitam de formação e/ou coaching. Contudo, a formação é um processo contínuo ao longo das nossas vidas profissionais. Como grande parte da aprendizagem acontece no local de trabalho, gestores e líderes deverão procurar identificar ou criar oportunidades nesse contexto para reforçar a evolução e desenvolvimento do desempenho. Sendo responsáveis por “atingir resultados” através das outras pessoas, têm por missão tirar o melhor partido dos recursos humanos existentes e preparar os subordinados para o futuro.
A focagem da presente abordagem é, essencialmente, o coaching de gestão (na perspectiva de coaching interpessoal) enquadrado num dos maiores e mais centrais desafios organizacionais: fazer com que as pessoas produzam mais e melhor reflectindo um impacto positivo nos resultados.
O Coaching é um processo para conseguir melhorias que leva ao amadurecimento pessoal e reforça a capacidade de aprender.
Quando treinamos pessoas, temos uma noção clara sobre um caminho que definimos, o qual termina num objectivo. Independentemente da nossa posição nesse caminho, o treino permite-nos saber onde estamos, o que nos falta e quanto esforço temos de investir para chegarmos a essas metas. Como todos devemos ter uma orientação para objectivos, o treino, neste contexto, passa a ser um percurso descontínuo ao longo da vida.
O coach tem como premissa que os seres humanos possuem todos os recursos que precisam internamente, e que ao ajudarem os mesmos a descobrirem tais recursos, o que realmente desejam, o coach poderá auxiliar o cliente a obter o que quer, de uma forma mais rápida e simples.
Um coach é alguém que tem a visão de helicóptero, vê o todo e consegue aferir os impactos dos nossos comportamentos nos outros e nos resultados da equipa. Para isso, necessita de ter um dom especial: o de comunicar. Em resultado, resta às empresas criar mecanismos capazes de fornecer constantes espelhos às pessoas, incrementando uma cultura de retornos de informação constantes. Só aumentando o sentido de preocupação individual, e colocando desafios para que as mudanças das atitudes se façam, é que as organizações adquirem aptidões para melhorarem a sua capacidade de adaptação e gestão do inesperado.
Um coach inspira e apoia os seus coachees a atingirem os seus objectivos, mas para isso ele próprio deve assumir uma filosofia de vida de constante reflexão sobre as suas metas, acções, comportamentos e aceitar o desafio da aprendizagem e melhoria contínua.
Coaching é o processo de apoiar um indivíduo ou profissional a mudar, no que ele quiser e como pretender fazê-lo, acompanhando-o em todos os níveis desse processo na direcção que este desejar ir, para que no final o cliente atinja as metas definidas. Uma Relação de Coaching é uma parceria estabelecida entre um Coach (profissional qualificado) e um Coachee (cliente). Esta parceria baseia-se em respeito, confiança mútua e sigilo profissional.
Coaching é um serviço profissional, em que um cliente contrata um Coach para alcançar uma meta ou para encontrar a solução para um problema. O Coaching é uma profissão recente, que reúne os melhores conceitos do mundo profissional, da psicologia, da filosofia, do desporto e da espiritualidade. Existem mais de 30.000 coaches, em todo o mundo, a trabalhar com pessoas a nível individual e com empresas, conduzindo as pessoas a mudança e incremento da performance. O coach poderá ajudar um executivo a desenvolver um plano de negócio, ou poderá auxiliar uma pessoa a seguir um plano de exercício e emagrecimento.
A essência do coaching é: ajudar a pessoa a mudar na maneira que ela quer, ajudando-a a caminhar na direcção que ela quer ir. O Coaching apoia a pessoa em todos os níveis do processo de tornar-se quem ela quer ser e ser o melhor que pode. O coaching leva a tomada de consciência, potencializa escolhas e leva a mudanças. Ele libera o potencial da pessoa para maximizar o desempenho. O coaching mais do que ensinar, ajuda as pessoas a aprender.
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CURSO DE COACHING
Competências a desenvolver
o Auto e hetero-consciência;
o Capacidade na performance e excelência pessoal e dos negócios;
o Capacidade de identificação de metas, valores, missão e visão da empresa no mercado de trabalho;
o Equilibra os propósitos da empresa com as necessidades humanas e os diferentes papeis vividos dentro da empresa e outros contextos;
o Conduz ao desenvolvimento de competências de liderança focado nas habilidades para produzir resultados e a modificação de comportamentos;
o Organização do pensamento e emoções a nível individual e de equipa;
o Orientação para a solução;
o Permite gerir conflitos, optimizar o tempo e comunicar de forma eficiente.
Modelos
o Spiral coaching (filosofia Ken Wilber)
o Tipos de personalidade (Virginia Satir)
o Performance e Mentoring coaching (Robert Dilts)
o Emotional leadership Management (Daniel Goleman)
o Organizational Constellation (Sparrer/ Von Kibed)
o PNL (Richard Bandler e John Grinder)
o Solution oriented brief coaching (Steve de Shazer)
Objectivos
o Saber as diferenças entre Coaching e outras profissões de apoio ao cliente e organização
o Aprender como estabelecer relacionamento num processo de coaching: Percepção, feedback, contacto e confiança
o Aplicar as técnicas Roda da vida, alavancagem e processo coaching
o Estabelecer objectivos focados à resultados a curto, médio e longo prazo
o Estabelecer Meta-Objectivos e Proimprinting – trabalhando com a linha do tempo
o Experienciar e aprender técnicas dos níveis neurológicos da experiência
o Aprender técnicas para trabalhar valores, comportamentos, capacidades e missão para o sucesso
o Aprender e experienciar o poder das perguntas, das palavras, das afirmações e das metáforas no coaching
o Trabalhar com a ressignificação
o Dominar modelos de coaching de equipa
o Aplicar Coaching de conflito
o Transformar crenças e convicções limitadoras e criar crenças potencializadoras
o Estrutura mental e Âncoras
Um ancião índio norte-americano,
internos da seguinte maneira:
Dentro de mim há dois lobos.
Um deles é cruel e mau. O outro é
muito bom.
Os dois estão sempre brigando “.
Quando lhe perguntaram
Qual lobo ganhava a briga,
O ancião parou,
reflectiu e respondeu:
“Aquele que eu alimento mais frequentemente …”
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