CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO

FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

BUSINESS E LIFE COACH

“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”

Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.

Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.

O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.

‎"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein

sábado, 23 de janeiro de 2010

Potencial para liderança


A mãe Camelo e seu bebé estavam a conversar, quando de repente o bebé camelo perguntou:
- Mamãe, por que os camelos têm corcovas?
- Bem, meu filho, nós somos animais do deserto, e usamos as corcovas como reservatório de água para que possamos sobreviver muito tempo sem precisar bebê-la, entende?
- Certo, e por que nossas pernas são longas e nossas patas arredondadas?
- Certamente elas são assim para nos permitir caminhar no deserto. Com essas pernas longas podemos manter o corpo longe do chão do deserto que é muito quente. Quanto às patas arredondadas, com elas podemos nos movimentar melhor devido à consistência da areia!
- Certo! Então, por que nossos cílios são tão longos? De vez em quando eles atrapalham minha visão.
- Ah! Esses cílios longos e grossos são como uma capa protectora para os olhos. Eles nos protegem do sol, do vento e da areia do deserto – respondeu a mãe com orgulho.
- Tá. Quer dizer que a corcova é para armazenar água enquanto cruzamos o deserto, as pernas para caminhar através do deserto e os cílios são para proteger meus olhos do deserto. Então o que é que estamos fazendo aqui neste Zoológico?
.
Talento, habilidade, conhecimento e experiência só podem ser úteis se você estiver em algum lugar que lhe permita colocá-los em prática. Por isso, é muito importante que você não se deixe seduzir apenas pela segurança e estabilidade que o lugar ou a situação lhe oferecem, porque se isso acontecer seu verdadeiro potencial não se realizará, e a frustração é certa.
Muitas organizações têm criado programas para identificar colaboradores com alto potencial, mas têm falhado em moldar um ambiente onde este potencial possa ser colocado em prática. E aqui o papel do líder é fundamental.
É preciso que o líder perceba o potencial de seus liderados, reconheça o seu papel no desenvolvimento deles, e os incentive e dirige em sua realização, fazendo do ambiente de trabalho um lugar de aprendizado e desenvolvimento contínuo, proporcionando desenvolvimento antes de cobrar desempenho.
Por Marco Fabossi


Nenhum comentário: