CONSULTORA DE RH – CAPITAL HUMANO
FORMADORA DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
BUSINESS E LIFE COACH
“Ajudo as pessoas a colorir pensamentos”
Identifico-me como uma pessoa dinâmica, criativa, fascinada pelo comportamento humano, apaixonada pela vida, pela procura da felicidade, bem-estar e realização pessoal e profissional.
Com uma visão aberta e criativa identifico, avalio e desenvolvo o talento e as competências individuais, de equipa e das organizações, para que se tornem mais conscientes,eficientes e felizes, atingindo os resultados desejados e realizando-se plenamente na vida pessoal e profissional.
O meu propósito é facilitar mudanças positivas e duradouras.
"Se um dia tiver que escolher entre o Mundo e o Amor, lembre-se: Se escolher o Mundo ficará sem Amor, mas se você escolher o Amor, com ele conquistará o Mundo" - Albert Einstein
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
Curso Seis Chapéus do Pensamento de Edward de Bono
- Perspectiva múltipla
- Visão sistémica e estratégica
- Capacidade de análise e tomada de decisão
- Organização e controle do pensamento
- Pensamento criativo
- Capacidade de gestão do tempo e optimização de resultados em reuniões
- Auto e hetero-consciência
- Inteligência emocional nas relações interpessoais
Objectivos:
- Usar a técnica dos seis chapéus para optimizar o tempo na organização e aumentar resultados.
- Aplicar a técnica dos seis chapéus de forma a obter resultados eficazes nas reuniões.
- Dominar a técnica dos seis chapéus na tomada de decisão pessoal e organizacional.
Duração 6 horas
Datas 28 Março
Local Isla
Horário 10:00-13:00 ; 14:00-17:00
Preço 150 € + iva
Destinatários:
Licenciados e/ou bacharéis que exerçam, ou que pretendam exercer, actividades nos Recursos Humanos, bem como interessados na área do Comportamento Organizacional, ou que têm contacto com clientes, colaboradores, e parceiros.
Quadros e responsáveis funcionais e operacionais que pretendam optimizar tempo e energia através de um instrumento fácil e pragmático, quer com a sua equipa, quer nas reuniões de trabalho.
Formadoras:
Ana Filipa Gameiro
• Certificada pela de Bono Thinking Systems como Formadora Independente no método "Six Thinking Hats" de Edward de Bono. 2007.
• Consultora/Formadora nos domínios da área do Comportamento Organizacional, em diversas Empresas de Consultoria de Recursos Humanos, desde 2002.
• Licenciada em Psicologia Organizacional pela Lusófona. 2001.
• Pós-graduada em Gestão Avançada de Recursos Humanos – Gestão de Pessoas, do Conhecimento e das Competências pela UAL. 2003.
• EMBA - Executive Master Business Administration em Gestão de Recursos Humanos Management pela UAL. 2004.
• Pós-graduada em Consultoria de Empresas pelo ISLA. 2006.
• Frequência de Mestrado em Comportamento Organizacional pelo ISCTE – Isntituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. 2007-09.
Joana Rita Sousa
• Certificada pela de Bono Thinking Systems como Formadora Independente no método "Six Thinking Hats" de Edward de Bono. 2007.
• Licenciada em Filosofia, percurso de ética e filosofia política, pela Universidade Católica de Lisboa. 2001.
• Pós-graduada em Gestão e Desenvolvimento Estratégico de Recursos Humanos, pelo ISLA. 2004.
• Pós-graduada em Consultoria de Empresas pelo ISLA. 2006.
• Consultora filosófica para a área desportiva, desde 2007.
• Certificada em Filosofia para Crianças. 2007.
Ana Filipa Gameiro e Joana Rita Sousa
Formadoras certificadas em Six Thinking Hats® de Edward de Bono, pelo de Bono Thinking SystemsTM
Six thinking hats® de Edward de Bono
O cérebro só pode ver o que está preparado para ver mas responde bem ao estímulo, assim o propósito desta técnica é utilizar o chapéu como objecto-símbolo, sendo capaz de o estimular para além do óbvio e natural. Trata-se de criar serviços, produtos, acções de valor a todo o momento, e não apenas de resolver problemas.
Ver o mundo de várias formas é uma boa arma na formação de estratégias ou em processos de tomada de decisão, e estes são simplesmente os primeiros passos para a inovação.
Os benefícios do uso desta técnica nas reuniões de trabalho, nas taskforces, na tomada de decisão, na resolução de problemas, na área comercial, bem como, nos processos de recursos humanos, como o recrutamento e selecção e a avaliação de desempenho, são espelhados na optimização do tempo, no aumento da produtividade intelectual, conduzindo a decisões objectivas e a resultados mais eficazes.
O seu uso não só é inovador, como também eficaz devido à sua componente organizadora de pensamento individual e de grupos.
Geralmente raciocinamos de maneira tendenciosa, de forma variada e não controlada, tentando equilibrar uma série de elementos: a lógica, a emoção, as oportunidades, as ameaças, a esperança, a criatividade. Todavia, cada um tem o seu lugar e é essencial para o sucesso, basta saber interrelaciona-los.
A aplicação da técnica dos seis chapéus, permite ao pensador fazer uma coisa de cada vez, separando a emoção da lógica, a criatividade da informação.
sexta-feira, 9 de janeiro de 2009
Auto-consciência para a Mudança Pessoal
Já parou para pensar se é um bom formador? Um bom professor? Um bom comunicador, educador, consultor, coache, vendedor…um bom pai? Um bom profissional que se relaciona com outros Seres Humanos no decorrer da sua actividade?
E quantas vezes chegou à conclusão de que é bom, mas pode ser excelente? Quantas vezes chegou à conclusão de que é excelente, mas pode ser sempre melhor?
Pode desenvolver a sua capacidade de adaptação, mas também de evolução constante. Como dizia Maslow, “Se você faz o que sempre fez continuará a obter os resultados que sempre obteve”.
A mudança, o processo de evolução acontece após um processo de auto-consciência. Tem noção da imagem que passa quando comunica com os outros? Tem noção de que pode melhorar a sua imagem? Tem noção de como melhorar essa imagem por forma a torna-la mais dinâmica e credível?
A auto-consciência engloba não só o que pensamos, sentimos que somos, mas também a forma como trabalhamos a informação que os outros nos passam sobre o que pensam e sentem sobre nós. Geralmente consideramos que os outros nos valorizam mais do que na realidade acontece, e afirmamos que somos piores do que realmente somos.
A evolução humana depende da motivação – o querer mudar e o crer que posso mudar; o Knohow - os conhecimentos, saberes-teóricos; e as Skills – competências, saberes-práticos, revelados em resultados mensuráveis.