Sendo o pensamento o recurso humano mais valioso, pois distingue-nos dos outros seres vivos, é também a nossa competência mais importante. Optimizá-lo constitui um enorme desafio e a Técnica dos Seis Chapéus do Pensamento de Edward De Bono permite-o, explorando diferentes perspectivas numa situação complexa.
Ver o mundo de várias formas é uma boa arma na formação de estratégias ou em processos de tomada de decisão, e estes são simplesmente os primeiros passos para a inovação.
Os benefícios do uso desta técnica nas organizações, são espelhados na optimização do tempo, no aumento da produtividade intelectual, conduzindo a decisões objectivas e a resultados mais eficazes. O seu uso não só é inovador, como também eficaz devido à sua componente organizadora de pensamento individual e de grupos.
Geralmente raciocinamos de maneira tendenciosa, de forma variada e não controlada, tentando equilibrar uma série de elementos: a lógica, a emoção, as oportunidades, as ameaças, a esperança, a criatividade. Todavia, cada um tem o seu lugar e é essencial para o sucesso, basta saber interrelaciona-los.
Esta ferramenta permite mudar a natural atitude reactiva e explorar diferentes vias através de vários modos de pensamento.
Adoptando este método dentro da sua organização, poderá:
• Promover o pensamento cooperativo e a interacção, separando o ego da performance.
• Eliminar o pensamento antagónico em todas as interacções.
• Promover o uso de vários modos de pensamento e evitar as armadilhas das abordagens criticas e negativas.
• Desenvolver um instrumento que encoraja diferentes formas de pensamento e promova um clima aberto e criativo para discussão.
• Incentivar o uso do pensamento paralelo em toda a organização.
• Ganhar tempo para o pensamento criativo no desenvolvimento de alternativas e soluções ¡novadoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário